Casa e veículo merecem atenção antes da viagem de final de ano
A MAPFRE Assistência, empresa especializada em assistência a pessoas, residências e veículos, preparou dicas para prevenir acidentes domésticos, furtos ou arrombamentos a residências, ocorrências comuns durante o final do ano, período de início das viagens de férias e do clima instável em diversas regiões do País. Segundo levantamento do Ministério do Turismo, em setembro de 2016 a intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses tinha atingido o maior percentual do ano (24,3%). Porém, antes de fazer as malas, fechar a casa e passear por alguns dias, é importante ter atenção à segurança do lar.
Imprevistos acontecem, não há quem esteja imune. Segundo Almir Fernandes, presidente da MAPFRE Assistência, ações simples ajudam na prevenção e dão segurança ao imóvel e aos moradores. “Sabemos que a animação pela chegada das férias é grande, mas antes ficar fora por alguns dias, evite postar nas redes sociais sobre a sua saída ou qual será agenda para as próximas semanas. Não dê pistas de que ficará ausente por muito tempo e evite marcar a localização de sua residência nas postagens”, comenta o executivo.
Outra orientação é para que, ao sair, as pessoas desliguem a campainha e não se esqueçam de tirar da tomada os eletrodomésticos. “Gente mal intencionada poderá tocar a sua campainha para descobrir se tem alguém na residência. Muitos casos de roubos em casas são ocasionados por esta prática, pois ao não serem atendidos os criminosos deduzem que o imóvel está vazio”, complementa. “Retirar das tomadas equipamentos como TVs, computadores, micro-ondas também é sugerido, ou até mesmo desligar os disjuntores, já que descargas elétricas ou falta de energia podem ocorrer em decorrência de eventos climáticos como vendavais ou tempestades”.
Embora não incorram em prejuízos físicos aparentes, vazamentos resultam em desperdício e despesas nas contas mensais. “Fechar o registro de água da casa e a válvula de gás de cozinha é importante e a ação deve estar no check-list de antes da viagem. Caso haja falha no condutor de ambos, o procedimento garante a segurança da residência e evita acidentes mais graves como explosões. Em caso de dúvidas, conte sempre com um profissional da área para as devidas revisões”, pontua.
Prevenção estende-se às viagens de carro
Segundo o mesmo levantamento do Ministério do Turismo, o automóvel foi o segundo meio de transporte preferido pelos brasileiros para a próxima viagem, nos próximos meses, com o índice de 30,4%. Fica atrás somente do avião como meio de transporte, preferido por 56,8% dos viajantes.
Caso a viagem de férias seja feita de carro, alguns cuidados devem ser levados em consideração para que o viajante não fique na mão no meio da estrada. Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE, alerta sobre os principais itens que não podem ficar de fora da revisão.
· Luzes de sinalização: confira o funcionamento dos faróis, lanternas, luzes de freio, luz de marcha à ré, luzes de seta e as luzes da placa. Veja se no painel do veículo todas as luzes indicadoras estão funcionando corretamente;
· Óleos e fluidos: verifique o nível e o prazo de troca do óleo de motor, de direção hidráulica, fluido de freio e o fluido da transmissão automática. Vale conferir também o nível do reservatório de água;
· Mecânica e elétrica: verifique o sistema de freio (discos e pastilhas), o conjunto de suspensão e de direção, velas, cabos, correias e teste a bateria; Verifique também o estado das correias do motor.
· Na chuva: a fim de evitar problemas de visibilidade na estrada é importante conferir as condições das palhetas do limpador de para-brisas e também o funcionamento do desembaçador dianteiro e traseiro; mantenha o reservatório do lavador de para brisa com água e detergente neutro
· Atenção ao combustível: evite rodar com o veículo próximo da reserva, mantenha pelo menos a metade da capacidade do tanque e, sempre que possível, abasteça para misturar o combustível novo com o antigo;
· Última checagem: veja com antecedência se está no porta-malas o triângulo de sinalização, as ferramentas de roda e o macaco.
· Pneus: Verifique a pressão dos pneus e o nível de desgaste de cada um, não se esquecendo do estepe.
Fonte: www.seguronoticias.com
0 Comments